Os quatro tipos de coração

Os quatro tipos de coração

Hoje quero falar dos quatro tipos de coração que o ser humano pode ter. Um coração “Beira do caminho” em Mateus 13:4 e quando semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho, e vieram as aves e comeram” ainda em Mateus 13:9 “ a todo o que ouve a palavra do reino e não a entende, vem o Maligno e arrebata o que lhe foi semeado no coração; este é o que foi semeado à beira do caminho”.

Jesus alerta aqui para esse tipo de coração, um coração pisado, egoísta , infrutífero. Devemos ter cuidado porque quantas vezes ouvimos ou lemos a palavra do Senhor absorvemos e logo a abandonamos? Pelo simples fato que querer fazer a nossa vontade? Por pensar em nós mesmos?

Um coração Pedregoso

Em Mateus 13:6 “mas, saindo o sol, queimou-se e, por não ter raiz, secou-se”  e no 13:21 “ mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e sobrevindo a angústia e a perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza”  5 “ e outra parte caiu em lugares pedregosos onde não havia muita terra; e logo nasceu, porque não tinha terra profunda”.

Quantas vezes pensamos em estar firmes na palavra e vem a angústia uma tempestade e desistimos? Vem aquele pensamento “ ah isso não é pra mim vou desistir” ! “ ah! não mereço tal sofrimento e perseguição”! Digo a você pare de pensar assim!

Um coração espinhoso

Em Mateus 13:7 “e outra caiu entre espinhos; e os espinhos cresceram e a sufocaram”  e 13:22 “ e o que foi semeado entre espinhos este é o que ouve a palavra; mas os cuidados deste mundo e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e ela fica infrutífera”.

Aqui vemos a figura de um coração dividido comprometido com outras coisas e ligado as coisas materiais desse mundo. As vezes absorvemos a palavra e ela não fica no nosso coração porque a deixamos em segundo plano. Queremos fazer nossas coisas, cumprir nossos compromissos com o mundo e acabamos colocando Deus em segundo lugar e a conseqüência disso é que acabamos não absorvendo e não damos bons frutos. ( exemplo e ações)

Um coração boa terra

Mateus 13 : 8 “ mas outra caiu em boa terra, e dava fruto, um a cem, outro a sessenta e outro a trinta por um. 13: 23 “ mas o que foi semeado em boa terra, este é o que ouve a palavra, e a entende, e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta”.

Esse é o tipo de coração que agrada a Deus aquele bom que entende a palavra a obedece é persistente, aquele que pode vir as tempestades as aflições as angústias, mas nada o abalará porque esse tipo de coração está firme na palavra, e com certeza produzirá e multiplicará bons frutos!

Qual o tipo do seu coração? Será que estamos sendo coerentes com nós mesmos? Será que temos um coração infrutífero? Ou será que temos um coração que agrada a Deus ? Que cada um possa refletir sobre isso !

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: