Fico pensando na nossa caminhada cristã e me pergunto várias vezes como vai ser a próxima geração. Será que a tendência é ter a fé de Abraão ou essa fé tende a diminuir como a de Esaú que vendeu sua primojenetura por um prato de comida? O mais interessante é que se pararamos para ler a Bíblia vemos grandes líderes que foram pelo caminho de Deus mas no entanto sua geração deixou a desejar.Abraão foi um patriarca um homem admirável que tinha uma fé enorme e não poupou seu único filho. Gênesis 22-1Sucedeu, depois destas coisas, que Deus provou a Abraão, dizendo-lhe: Abraão! E este respondeu: Eis-me aqui. 2 Prosseguiu Deus: Toma agora teu filho; o teu único filho, Isaque, a quem amas; vai à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre um dos montes que te hei de mostrar. 3 Levantou-se, pois, Abraão de manhã cedo, albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque, seu filho; e, tendo cortado lenha para o holocausto, partiu para ir ao lugar que Deus lhe dissera. 6 Tomou, pois, Abraão a lenha do holocausto e a pôs sobre Isaque, seu filho; tomou também na mão o fogo e o cutelo, e foram caminhando juntos. 9 Havendo eles chegado ao lugar que Deus lhe dissera, edificou Abraão ali o altar e pôs a lenha em ordem; o amarrou, a Isaque, seu filho, e o deitou sobre o altar em cima da lenha. 10 E, estendendo a mão, pegou no cutelo para imolar a seu filho. 11 Mas o anjo do Senhor lhe bradou desde o céu, e disse: Abraão, Abraão! Ele respondeu: Eis-me aqui. 12 Então disse o anjo: Não estendas a mão sobre o mancebo, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, visto que não me negaste teu filho, o teu único filho.Abraão confiava no Senhor. Passando para os dias atuais vejo que podemos comparar essa geração de Abraão como aquelas pessoas que tem compromisso com Deus. Aquelas que oram, confiam no Senhor e sabem que dele provém todas as coisas.  E Esaú?Gênesis  25-24Cumpridos que foram os dias para ela dar à luz, eis que havia gêmeos no seu ventre. 27 Cresceram os meninos; e Esaú tornou-se perito caçador, homem do campo; mas Jacó, homem sossegado, que habitava em tendas. 29 Jacó havia feito um guisado, quando Esaú chegou do campo, muito cansado; 30 e disse Esaú a Jacó: Deixa-me, peço-te, comer desse guisado vermelho, porque estou muito cansado. Por isso se chamou Edom. 31 Respondeu Jacó: Vende-me primeiro o teu direito de primogenitura. 32 Então replicou Esaú: Eis que estou a ponto de morrer; logo, para que me servirá o direito de primogenitura? 33 Ao que disse Jacó: Jura-me primeiro. Jurou-lhe, pois; e vendeu o seu direito de primogenitura a Jacó. 34 Jacó deu a Esaú pão e o guisado e lentilhas; e ele comeu e bebeu; e, levantando-se, seguiu seu caminho. Assim desprezou Esaú o seu direito de primogenitura.Esaú pouco se importou com sua herança.  Preferiu prazeres momentâneos do que as bênçãos de Deus. Quantas vezes nós somos assim? Primeiro eu, eu e eu de novo e por último eu. Muitas vezes queremos fazer as coisas do nosso jeito. Não ligamos pra Deus. Não nos importamos com ele. Caímos e muitas vezes não sabemos o motivo. E o pior de tudo ainda continuamos a repetir o mesmo erro. Não seja assim que você possa hoje voltar para os braços do pai. Que você possa hoje fazer tudo diferente!  Qual a fé que você tem hoje? A de Abraão ou a de Esaú? 

Deixe um comentário

